quarta-feira, 25 de maio de 2011

Produção de mudas florestais nas escolas





As disciplinas Ciências e Biologia são na maioria das vezes bem vistas pelos alunos, pois permitem a elaboração de aulas práticas simples que chamam a atenção destes. Contudo, é importante que as aulas não tenham como objetivo apenas a transmissão do conhecimento, é fundamental que estas despertem o raciocínio crítico dos alunos quanto às questões envolvidas. Pensando nisto o aluno de Biologia Vagner Rodrigues elaborou um projeto de produção de mudas florestais nativas da Mata Atlântica nas escolas, que a meu ver, deve ser adotado por todas as instituições de ensino.

O projeto tem como objetivo trabalhar Educação Ambiental de forma prática na disciplina de Ciências - Reino Vegetal, utilizando materiais simples, através da construção de um pequeno horto florestal pelos próprios alunos. Durante as aulas os alunos conhecem as espécies vegetais nativas da Mata Atlântica, juntamente com as características e o histórico do bioma. De acordo com o responsável pelo projeto, as mudas produzidas pelos alunos deverão ser  plantadas na própria escola e na comunidade, proporcionando um ambiente mais agradável para os alunos e moradores, e permitindo que os alunos acompanhem todo o desenvolvimento dos espécimes plantados.


* Este projeto é tema de pesquisa da monografia de Licenciatura em Ciências Biológicas do aluno Vagner Rodrigues. Atualmente o projeto está sendo implantado em uma Escola Estadual de Olinda - Nilópolis/RJ.

Um comentário:

  1. Belo projeto. Mas nem sempre os professores estão dispostos a ter esse "trabalho todo". Preferem ficar na teoria, mesmo se tratando de disciplinas com um leque amplo de possibilidades para aulas práticas como a Biologia e a Química por exemplo. Desejo que o projeto de bons frutos! Abraços!

    ResponderExcluir